Pasárgada é um lugar imaginário, descrito em um poema, utilizado para dizer que existe um lugar onde a pessoa se sente bem e pode realizar os seus desejos sob o meio ideal e imaginário como no sentimento de utopia. Descobrimos então, a Pasárgada dos corredores, localizado a aproximadamente 80km de Salvador, na BA093, km 63, e recebe o nome de Sítio Maratona.
O idealizador e treinador Gilmário Mendes (Alegria) fazendo a palestra técnica
Idealizado pelo treinador de Marily dos Santos, o técnico e marido Gilmário Mendes, também conhecido como "Alegria", o Sítio Maratona foi construído pensado no atleta, tanto no quesito técnico e físico quanto no aspecto psíquico.
Marily acompanhando alguns atletas
Pensando na qualidade dos treinos da sua atleta olímpica e também de outros corredores que buscam aprimorar o seu condicionamento e técnica, Gilmário arrendou terrenos vizinhos ao seu sítio e construiu pistas de treinamentos com diferentes tamanhos. Se você for no sítio, poderá treinar em pista de 400m, 1km, 6km e até 21km se quiser. Tem ladeira, tem terra batida, tem piso regular e irregular, além de poder treinar na paz e sossego do campo e com todas as belezas naturais que ele oferece, como lindas paisagens, nascer ou pôr-do-sol, pássaros, aves, papagaios dentre outros animais. Já na sede do Sítio, o atleta poderá desfrutar de uma alimentação completamente orgânica e preparada com um carinho ímpar, da própria Marily e suas assistentes. É água de côco, suco de beterraba com maracujá, beijú de côco, paçoca e dezenas de outras maravilhas. É o verdadeiro mel das abelhas contentes e os ovos de galinhas felizes.
Animais que você encontra passeando pelo sítio
Produtos orgânicos produzidos no próprio sítio
Além das pistas e da alimentação orgânica, o "corredor viajante" poderá desfrutar de um descanso debaixo das sombras das mangueiras, coqueiros ou outras árvores à sua escolha. Momento ideal para ouvir as histórias da Marily e contar as suas também.
Marily dos Santos, falando um pouco sobre a sua trajetória
Durante o ano é realizado treinamentos abertos ao público. Sempre com vagas limitadas, preços reduzidos e comunicação tímida propositadamente. Os atletas ficam esperando a convocação destes treinos para garantirem o seu dia ou o final de semana na sua Pasárgada provisória.
Atletas
Neste final de semana, pudemos acompanhar o primeiro treino aberto do ano, o Training Day Marily Adventure. Foram quase duas centenas de pessoas, entre eles, corredores de todos os níveis e seus convidados. Enquanto uns corriam, outros desfrutavam daquele maravilhoso ambiente rural e familiar.
Técnico passando orientações aos seus alunos
Na medida em que os corredores estavam concluindo os seus respectivos percursos, a comunidade local que estava ajudando e acompanhando aquele grandioso momento, os aplaudiam e ficavam com os olhos brilhando de felicidade e de orgulho, por fazerem parte e também serem protagonistas disso tudo. Esta receptividade incrível, nos fazem voltar ao tempo em que o respeito e o carinho eram gratuitos e distribuídos a todo instante.
Atletas
Se você ainda não foi nesta Pasárgada, não se preocupe, ela é real e acessível. Basta programar com um grupo de pessoas ou com a sua assessoria esportiva, para fazer um training day de um dia ou traning camping de final de semana. Para passer o dia no Sítio, você contribui com uma taxa entre 30 a 60 reais, que inclui a utilização acompanhada das pistas, estacionamento, chuveiro de água mineral e alimentação rural durante o período. Já para o training camping, que é realizado durante o final de semana, os atletas poderão dormir nos hotéis parceiros do Sítio Maratona, com preços reduzidos.
Atletas na pista de 1km
Atletas felizes
Casal de atletas
Sítio Maratona
Chuveiro de água mineral
Atletas
Pista de 18km