As inscrições para o TRI Virtual RACE estão disponíveis através do website
www.febatri.com.br/trivirtualrace, e todos os participantes serão incentivados a participarem por uma causa, buscar manterem-se ativos em qualquer condição de espaço.
O Triathlon Virtual Race, a primeira prova de Triathlon Virtual da Bahia, divulgou informações e abriu inscrições GRATUITAS para o evento, com uma meta de impactar atletas de todas as regiões do estado. Mais de 100 atletas, divididos entre triatletas, corredores, ciclistas e/ou nadadores, devem participar das duas etapas, que serão realizadas no mês de junho.
O Triathlon Virtual Race é um desafio com duas etapas. Porém, o atleta pode escolher fazer apenas uma das duas provas ou o desafio completo, que seriam as etapas de curta e média distância. Na etapa de curta distância, o atleta deverá nadar 400m, pedalar 20km e correr 5km. Já na etapa média, as distâncias serão 800m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. Podem participar triatletas, realizando todas as modalidades e equipes de revezamento, onde cada atleta fará apenas uma das modalidades.
A participação na prova é simples. Basta o atleta se inscrever de forma gratuita, através do site do evento, realizar as modalidades no período correto e dentro das regras, enviar os dados de suas atividades para que sejam validados. Os atletas que optaram em comprar o kit da prova, irão receber em casa a medalha e a camisa, logo após a validação dos dados.
As modalidades serão realizadas de uma forma um pouco diferente do que se está acostumado. A natação por exemplo, será feita através da forma “NADO SECO”, onde o atleta utilizará uma borracha de soro ou elástico, simulando as braçadas da natação, e deverá enviar os dados de rotação de suas braçadas, referente à distância da prova, registrados em seu relógio GPS ou contados e filmados, para a organização do evento realizar a validação. Já o ciclismo, o atleta irá pedalar em casa, com a bicicleta presa em cima de um rolo. O atleta irá conectar os dados de velocidade da bicicleta ao software(game) chamado Zwift, que terá uma pista virtual exclusiva para a prova, onde os atletas se encontrarão virtualmente e pedalarão de forma conjunta. Tudo isso sem sair de casa. A corrida poderá ser feita dentro de casa, na escada ou garagem. Em todas as modalidades será preciso enviar os dados, seja de forma automática, através da conexão de serviços de GPS ou através de foto para a organização do evento.
"Olhando para o momento, chegou a hora de todos nos adaptarmos. Isso serve para as pessoas, empresas e entidades, seja pública ou privada. O virtual já é uma realidade. Reconhecemos a dificuldade de reconhecer como uma prova oficial, mas os seus efeitos e consequências positivas, são bastante reais. O mais notável é o seu impacto social nas pessoas, que relatam se sentirem motivadas e dispostas a se adaptarem às novas condições da prática de atividades físicas. Com isso, os espaços da cidade, o meio ambiente e as relações humanas, serão ainda mais valorizadas daqui para frente ", disse Cleber Castro, presidente da Federação Baiana de Triathlon – FEBATri.
O Tri Virtual Race será realizado pela FEBATri e está sendo apoiado pelo Governo do Estado da Bahia, SETRE e SUDESB.