Além disso é a uma das etapas seletivas para o campeonato Brasileiro de Triathlon Standard, que acontecerá em Salvador, na Bahia, no dia 26 de novembro deste ano, classificando atletas para o mundial de Málaga, na Espanha, em 2024.
As Margens do Rio São Francisco, com as cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, se destacam pela sua beleza e espaços multifuncionais que permitem montar uma estrutura de competição esportiva bastante confortável para os atletas e é extremamente agradável para o público.
O Triathlon Mãe Malvada começou em 2017, com o objetivo de comemorar o aniversário de Ana Augusta. O evento conta com tanto acolhimento, qualidade e cuidado com os atletas, que cresceu tanto, tomando grandes proporções. Juntamente com o evento, Ana Augusta, a "Mãe Malvada", também rompeu barreiras e teve destaque Mundial, ao se tornar no mesmo ano a campeã Brasileira e Mundial do Ironman, a prova de Triathlon mais tradicional do mundo.
A prova oficial terá a largada em Juazeiro, no dia 30 de julho, domingo, das 06h30 às 07h15, com a distância standard, 1500m de natação no rio São Francisco, 40km de ciclismo, entre Juazeiro e Petrolina e 10km de corrida, na em Petrolina, onde finaliza com a chegada. Já a prova festiva, contará com a metade da distância e será realizada também no rio e entre as duas cidades.
Atletas amadores e profissionais de todas as idades, participarão da competição, que conta com mais de 600 (seiscentos) atletas e tiveram as inscrições esgotadas em 3h após a abertura.
Um evento oficial e festivo, com propósito de incluir socialmente e ressignificar pessoas através do esporte, o Triathlon Mãe Malvada é o segundo maior evento local do vale do São Francisco, ficando atrás apenas do São João.
O Triathlon é o esporte olímpico que mais cresce no mundo e a sua realização nas margens do Rio São Francisco vem reunindo famílias e amigos em torno de uma agenda positiva, promovendo impactos na área de turismo, comércio, saúde, meio-ambiente e segurança, nivelando as cidades da região como cidades preparadas também para o público de esportes.
A Mãe Malvada (Ana Augusta) é atualmente a campeã mundial amadora do Ironman, mas o maior título dessa sertaneja é levar milhares de pessoas consigo, através seu incentivo diário de uma mulher comum que mostra ser possível viver cada dia bem e melhor.
O Triathlon Mãe Malvada é muito mais do que uma prova, é o grande acontecimento do esporte do vale do São Francisco. Para realizar este grande evento, oferecendo o melhor para aos atletas, só é possível diante do grande apoio dado de grandes parceiros, como o Governo do Estado da Bahia, através do programa FAZ Atleta, da Setre - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Sudesb - Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, Prefeitura de Juazeiro, Prefeitura de Petrolina, Agrovale e demais apoiadores.
"Um agradecimento especial ao Governo do Estado da Bahia, por estar investindo no esporte em todas as frentes e tem sido essencial para que o Triathlon da Bahia se destaque no cenário nacional." comentou Cleber Castro, presidente da Federação Baiana de Triathlon.