O esporte forma e transforma as pessoas, tendo como principal benefício o nosso bem-estar, nos proporcionando um estilo de vida saudável, além de estar associado também à cultura, à educação e outros aspectos positivos. É inegável que o esporte movimenta o mundo!
O esporte também pode estar relacionado à economia, criando todo um arranjo produtivo com inúmeras ramificações.
Como tudo na vida, e não seria diferente no esporte, precisamos ter as nossas referências. Para isso, é fundamental que os atletas que se propõe a isso, consigam se desenvolver de forma adequada para que se tornem referências para os demais, ou aqueles que já conseguiram tal notoriedade, que sejam apoiados e incentivados a construírem um legado para a sociedade.
Mesmo com a existência de uma única política pública sobre o esporte amador e algumas leis de incentivo, ainda assim não tem sido suficientes, pois não atendem com eficiência a demanda destes atletas e do esporte. Aspectos importantes geralmente não são contemplados nessas leis, sendo assim, a eficácia destes programas são gravemente reduzidas.
A transformação em prol do esporte de algumas cidades, promovidas por entidades públicas, são visíveis. O investimento no esporte, de uma forma geral, também é. Porém, na sua maioria das vezes estão esquecendo dos protagonistas e da “cereja do bolo”, que são os amadores e os atletas de referência.
Alguns programas de apoio ao atleta exigem que o seu pretendente possua uma empresa madrinha, como condição obrigatória para ter acesso a este tipo de incentivo. Contudo, a burocratização do processo pode levar meses para que haja a liberação do referido apoio, inviabilizando qualquer planejamento de desenvolvimento no esporte.
Mas o problema não é só esse. O cenário tem sido um tanto desanimador, como por exemplo, campeões brasileiros pleiteando ou economizando seus equipamentos, alimentação, moradia, acompanhamento médico e transporte, por não terem condições de adquiri-los. Como treinar com equipamentos que foram feitos para outras pessoas? E como manter uma equipe técnica dedicada e especializada se os recursos, apoios e promessas feitas por entidades nacionais nunca saem do papel?
Analisando todas estas questões, Pessoas físicas e jurídicas da cidade de Salvador estão se organizando e associando as suas respectivas habilidades, afim de garantirem que os projetos de esporte possam ser comtemplados na sua íntegra, impedindo assim a extinção dos atletas vitoriosos e aqueles que poderão se tornar referências.
Com um histórico de atletas olímpicos e campeões brasileiros, naturais da Bahia e da cidade de Salvador, aliado a existência de equipes técnicas de referência nas modalidades de triahtlon, natação, corrida e ciclismo, Salvador possui hoje, elementos importantes para uma retomada da vanguarda e dar o exemplo a partir de uma nova ótica do esporte.
O conjunto de ações propostas e realizadas por este grupo de pessoas e entidades, originou o movimento que recebe o nome “Apoie o Esporte”.
O movimento “Apoie o Esporte“ tem como propósito criar as condições de apoio aos atletas, entidades esportivas e assessorias, visando a transformação através do esporte, sem que se configure em mero assistencialismo, mas sim em um verdadeiro “ganha-ganha” para as empresas e atletas, através de eventos e ações de alto impacto e baixo custo.
Treino das Meninas - Evento sobre o assédio sexual feminino das mulheres corredoras
Arrecadação de alimentos
Cobertura de tv
Alguns atletas e uma parte da população já estão sendo beneficiados por este movimento. O movimento Apoie o Esporte, mesmo antes de ser divulgado, já havia realizado algumas ações que beneficiaram atletas, entidades, empresas e a sociedade. No histórico de suas realizações, o movimento Apoie o Esporte conta com eventos de integração, capacitação, conscientização, treinamentos, ações de engajamento, criação de mídias para empresas apoiadoras, consultoria de marketing esportivo para atletas e entidades, e tudo isso, gerando benefícios para os dois lados, no caso, os apoiados e também para quem estiver apoiando.
Bárbara Santos - Campeã Brasileira de Triathlon
Marcelo Collet - 5o. Colocado no Ranking Mundial de Paratriathlon
O movimento Apoie o Esporte se baseia em uma nova e criativa economia através do associativismo entre os seus participantes e as empresas parceiras.