Será a 2a vez que um nadador baiano realizará essa distância, que é considerada o recorde brasileiro, por ser a maior distância realizada a nado em águas brasileiras.
No mundo existem diversas travessias a Nado com grandes distâncias, sendo a travessia do Canal da Mancha, uma das mais conhecidas, temidas e perigosas, em seus 35 kilômetros de extensão. A Bahia também tem seu nome marcado na história, com o feito realizado por Marcelo Collet, anos atrás.
A Bahia é internacionalmente reconhecida como um celeiro de grandiosos nadadores, como por exemplo: o campeão Olímpico Edvaldo Valério, a campeã Mundial Ana Marcela e o grande campeão Alan do Carmo. Na lista de grande atletas, a Bahia é complementada por diversos outros nadadores, que vem se destacando no cenário nacional e mundial.
Como a Bahia possui uma das maiores extensões de litoral brasileiro e Salvador, que também é conhecida pela sua extensa faixa de praias e acabou de instalar a melhor piscina olímpica do Brasil, a prática de esportes, principalmente a natação, deve ser incentivada como forma de promoção da saúde pública e o reconhecimento destes atletas, aliada a geração de novos ídolos é fundamental para que o estado e a cidade continuem em lugar de destaque no cenário de desportos aquáticos, assim como também de outros vetores, como o social e econômico.
Este desafio tem o propósito de chamar a atenção da sociedade e das entidades para este contexto, para que invistam ao máximo no encorajamento e na estruturação da prática do esporte, como uma solução para o desenvolvimento da sociedade.
O Atleta
Eduardo Filho é professor Graduado em Educação Física, Triatleta, Maratonista Aquático e Gestor de Assessoria Esportiva. Dudu como é conhecido, já realizou grandes feitos, como por exemplo a travessia a nado do Farol de Itapuã ao Farol de humaitá, percorrendo uma distância de 35 km, que é similar ao do Canal da Mancha.
Dudu també, já realizou diversas vezes a travessia Mar Grande Salvador e possui uma grande experiência no mar, onde também realiza importantes treinos.
Estrutura
A estrutura deste desafio contará com ambulancha (Barco Ambulância) e equipes multidisciplicanares para darem suporte ao atleta durante todo o percurso.
Maiores informações, acesse: